DESAFIO

Como podemos facilitar a interação entre empreendedores e mentores através de aplicações ou dispositivos online que permitam o contacto pessoal, a partilha de informações e o desenvolvimento de uma rede mais vasta de contactos?

PROBLEMA / NECESSIDADE

O processo de empreendedorismo é um processo de risco no qual não existem garantias de sucesso. O erro e a falha fazem parte deste processo mas podem ser minorados com o apoio de mentores que partilham a sua experiência e os seus recursos com os empreendedores. Embora a relação presencial e o networking sejam insubstituíveis, queremos reduzir o tempo e a distância e facilitar o contato entre empreendedores e mentores bem como criar uma rede mais vasta de contatos capaz de acrescentar recursos e conhecimentos úteis para os empreendedores. Necessitamos de uma aplicação, plataforma ou rede social exclusivamente dedicada à relação entre mentores e empreendedores que permita identificar e ligar mentores e empreendedores em qualquer lugar do mundo.

O Departamento de Empreendedorismo e Economia Social (DEES) tem por objetivo estimular, apoiar e divulgar iniciativas no âmbito do empreendedorismo e da economia social, tendo em vista a criação e desenvolvimento de soluções inovadoras, economicamente sustentáveis e com um impacto social relevante. Para este fim, desenvolve metodologias e instrumentos de capacitação e cocriação de ideias socialmente inovadoras, iniciativas de promoção de uma cultura empreendedora nas escolas e na sociedade civil, programas de apoio à criação de negócios sociais por indivíduos e organizações da economia social e parcerias com outras entidades. A participação ativa dos cidadãos é também uma aposta do DEES que se concretiza através da criação de uma bolsa de tutores/mentores, ou seja, cidadãos que disponibilizam o seu tempo e competência aos empreendedores dos projetos apoiados.

O DEES é um agente dinamizador da inclusão social por via do trabalho em rede e da participação ativa dos cidadãos e das comunidades na resolução dos problemas e necessidades sociais, procurando ampliar o perímetro de soluções e respostas que a Santa Casa proporciona à população, principalmente aos mais desfavorecidos.

infoPARA SABER MAIS

AÇÃO SOCIAL
AÇÃO SOCIAL
CULTURA
CULTURA
PATRIMÓNIO
PATRIMÓNIO
SAÚDE
SAÚDE