Decorreu esta manhã, no Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a apresentação final pelos 12 candidatos finalistas do Concurso de Inovação Social Digital – Santa Casa Challenge!

Em cada uma das 4 áreas – Ação social, Cultura e Património, Economia Social e Saúde – foram apresentadas as 3 soluções tecnológicas pré-selecionadas pela equipa da Santa Casa constituída por representantes das respetivas áreas e da Direção de Sistemas e Tecnologias de Informação. Cada candidato explicou durante 5 minutos a solução tecnológica a concurso seguindo-se um período de questões e respostas pelos elementos do júri.

O júri da sessão de apresentação de finalistas foi constituído pelos representantes dos parceiros do concurso: Teresa Fernandes da AICEP Portugal Global, Jorge Esteves da Caixa de Crédito Agrícola, Rita Lucena da Fábrica de Startups, Isabel Neves, da Federação Nacional de Associações de Business Angels, Pedro Almeida da Fraunhofer Portugal, Paulo Fernandes da Microsoft, Paulo Amorim do Montepio Geral e Diogo Silva da Nós. A Santa Casa foi representada na área da Saúde por Mariana Matos, na Ação Social por Elsa Pinheiro, na Cultura e Património por Margarida Montenegro e na Economia Social por Alexandra Rebelo.

Findas as apresentações pelos finalistas e a reunião de deliberação do júri foram anunciados os vencedores.

O prémio financeiro no valor de 5000€ foi entregue às soluções tecnológicas melhor pontuadas em cada uma das 4 áreas. Os vencedores foram:

• Na Saúde – VR4Neuropain (Micaela Fonseca, Cláudia Quaresma, Heitor Cardoso e Tiago Loureiro) uma plataforma tecnológica que associa a realidade virtual à estimulação sensorial e motora com aplicação no processo de reabilitação do paciente com lesão vertebro-medular em especial na dor neuropática.

• Na Ação Social – Tradutor de linguagem gestual (Ricardo Santos e Mauro Peixe, uma plataforma tecnológica desenvolvida para ultrapassar a barreira comunicacional com o cidadão surdo nos serviços de atendimento ao publico.

• Na Cultura e Património – VisitAR (Tandem Innovation – Luis Martins, Rui Milagaia e Diogo Simões) uma aplicação móvel de realidade aumentada para museus, transformando a visita numa experiência interativa.

• Na Economia Social – Tech 4 Social Change (Damião Dias, Jorge Sá Silva, Fernando Fernandes e Pedro Ferreira) uma plataforma tecnológica que aproxima a organizações sociais e a comunidade académica na área das novas tecnologias para a criação de soluções inovadoras para problemas sociais.

O prémio AlphaPackage Web Summit 2017 foi entregue às 4 soluções tecnológicas com maior pontuação independentemente da área e os vencedores foram: VR4Neuropain, Tradutor de linguagem gestual, VisitAR e SimVitae.pt A solução SimVitae.pt foi apresentada na área da Saúde por Catarina Araújo. Trata-se de uma aplicação web-based que oferece um serviço de cuidados continuados de saúde online.

Parabéns a todos os candidatos pelas apresentações realizadas esta manhã e pelas soluções candidatas!

Parabéns a todos os vencedores!

No próximo dia 21 de dezembro terá lugar a cerimónia de entrega de prémios.

Mais Notícias

WORKSHOP SANTA CASA CHALLENGE NA WEBSUMMIT

08/11/2017|0 Comments

Realiza-se amanhã um Open Workshop para apresentar a 2ª edição do concurso de inovação social digital Santa Casa Challenge. À semelhança do ano passado, no âmbito da Websummit, a Santa [...]

APRESENTAÇÃO DOS DESAFIOS DA 2ª EDIÇÃO DO SANTA CASA CHALLENGE

28/09/2017|Comentários fechados em APRESENTAÇÃO DOS DESAFIOS DA 2ª EDIÇÃO DO SANTA CASA CHALLENGE

Os desafios para a 2ª edição do concurso [...]

Evento aberto a empreendedores

01/09/2017|Comentários fechados em Evento aberto a empreendedores

Informamos que se realiza no próximo dia 13 de Setembro pelas 15horas, sede da Microsoft, Auditório Azzure B - Rua do Fogo de Santelmo, Lote 2.07.02 em Lisboa [...]

Santa Casa Challenge 2017

24/05/2017|Comentários fechados em Santa Casa Challenge 2017

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lança a 2.ª edição do Concurso de Inovação Social Digital Santa Casa Challenge. A inovação social digital é um instrumento que [...]

Entrega de prémios Santa Casa Challenge

22/12/2016|Comentários fechados em Entrega de prémios Santa Casa Challenge

No dia 21 de dezembro decorreu no Convento São Pedro de Alcântara a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do concurso de inovação social digital Santa Casa [...]

Santa Casa Challenge duplica prémio financeiro

14/11/2016|0 Comments

O prémio financeiro a atribuir às soluções tecnológicas inovadoras com maior pontuação no concurso Santa Casa Challenge, foi duplicado. Este prémio é agora, de 5000€ (cinco mil euros).. [...]

Santa Casa presente no Web Summit com stand e workshop!

04/11/2016|0 Comments

Entre os dias 8 e 10 de novembro acontece em Lisboa o maior evento tecnológico mundial, o Web Summit em que a Santa Casa marca presença. No contexto [...]